sábado, 30 de abril de 2011

Nota: Falecimento


Amigo Sobral, Companheiro de luta componente do SINSAMU/AL

Estou sentindo incapazes de encontrar palavras de consolo para sua dor, mas desejo expressar o meu profundo pesar pela morte da sua querida esposa.

Estarei orando por ela, com a esperança de poder estarmos juntos algum dia.

Receba minhas condolências. Abraços.

Ely Santos Presidente do Sinsamu/Al

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Condutor Sóstenes é o mais votado nas eleições da CIPA gestão 2011/2012

Com um total de 32 votos, o 2º Secretário do SINSAMU/AL e Condutor de veículos de Emergência no SAMU MAceió, Sóstenes Pacífico ganho a eleição da CIPA e será o Vice presidente desta Gestão.

Em Entrevista ele falou da importância de está a partir de agora envolvido diretamente com a fiscalização e melhorias do ambiente de trabalho dos servidores do SAMU .



CENTRAIS REALIZAM 1º de Maio do trabalhador na praça multi eventos



CLIQUE NO PANFLETO PARA AMPLIAR

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SERVIDORES DA SAÚDE APROVAM AUMENTO DE 20,91% EM ASSEMBLÉIA


Em Assembléia realizada hoje no auditório do HDT no trapiche da barra, Servidores da saúde aprovaram por quase totalidades dos presentes, o reajuste salarial de 20,91% para todas as categorias de nível superior, médio e Fundamental.

O reajuste será aplicado em duas vezes, 17,955 já no salário de maio e o restante 2,955% em novembro totalizando 20,91%.

A gratificação de produtividade ficará garantida à todos os Servidores que já recebem.

As negociações em busca de melhorias para os servidores nas unidades do SAMU Maceió e Arapiraca, irão prosseguir com o Secretário de Saúde e o SINSAMU/AL, que garantiu estudar as condições dos servidores do SAMU.

PROGRESSÃO FUNCIONAL JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO APÓS NEGOCIAÇÃO DO SINSAMU, MOVIMENTO UNIFICADO E GOVERNO






























Saiu hoje no Diário Oficial do Estado alguns deferimentos da Progressão Funcional em favor dos servidores do Sesau.

O assunto foi pauta de negociações do SINSAMU/AL e Movimento Unificado durante as reuniões com o Secretário de Saúde e Gestão Pública.

Os Servidores que possuem mais de 5 anos de estado, já poderão requerer junto a Secretaria de Saúde, a sua progressão no setor de Gestão de Pessoal no Edifício Santa Ana próximo da sede em Jaraguá.

O servidor deverá anexa histórico escolar, certificados acima de 40 horas aula e contra cheque.

Maiores informação no Sesau.

sábado, 9 de abril de 2011

Flagrante de atendimento à vítima por apenas dois socorrista

Foto:Alagoasweb


SAMU funciona de forma precária em algumas bases descentralizadas nos municípios de Alagoas com apenas dois socorristas; 1 Condutor Socorrista e 1 Técnico Socorrista. colocando a vida das vítimas e da população em risco.

Este flagrante de atendimento do SAMU com apenas dois Socorristas, mostra as dificuldades enfrentadas pelas duplas de socorristas, para realizar os procedimentos correto em atendimento a vítima.

O APH determina para um bom atendimento com as condições mínimas garantida, que seja realizada por uma equipe composta pelo menos com 3 socorristas, que é o caso das unidades básicas (USB) do SAMU.(1 Condutor e 2 Técnicos).

Na foto podemos observar que a equipe sem condições mínima de trabalho, convocou um popular para ajudar na passagem para a prançha de um paciente vítima de trauma sem os devidos cuidados de equipamentos de proteção individual EPI, (Luvas,Botas,Macacão...etc.)

O serviço ficou comprometido uma vez que esse popular não tem a devida experiência em realizar o movimento de rolagem que permite a vítima ser colocada na prancha sem agravar o trauma.

Por outro lado, o popular que ajudou a equipe, correu risco de se contaminar com material, Biológico infectocontagioso produzido no local do acidente.

Tá na hora do Governo Federal investir no SAMU com qualidade, e cobrar dos estados e municípios o cumprimento das diretrizes do APH, o qual o serviço tem a finalidade.

SINSAMU INFORMA:ASSEMBLÉIA GERAL DA SAÚDE

CONVIDAMOS TODOS OS SERVIDORES DA SAÚDE LOTADO NO SAMU MACEIÓ E ARAPIRACA, PARA COMPARECER NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA NO AUDITÓRIO DA UNCISAL NO TRAPICHE ÀS 13:00H.

PAUTA:

-INFORMAÇÃO DO VALOR DA PORCENTAGEM DE REAJUSTE BEM ACIMA DOS 5,91% OFERECIDO PARA TODOS OS SERVIDORES DO ESTADO, CONSEGUIDO APÓS NEGOCIAÇÕES DO SINSAMU/AL JUNTO AO MOVIMENTO UNIFICADO DA SAÚDE E GOVERNO.

-OUTROS INFORMES SERÃO REPASSADO NA ASSEMBLÉIA.


CONTAMOS COM TODOS OS SERVIDORES DO SAMU MACEIÓ E ARAPIRACA NA SEGUNDA FEIRA ÀS 13:00 H NO AUDITÓRIO DA UNCINSAL.

VENHA PARTICIPAR E DEFINIR O VALOR DO REAJUSTE DA SAÚDE E JUNTO AO SINSAMU/AL E O MOVIMENTO UNIFICADO DA SAÚDE.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA !!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

QUINTA FEIRA É DIA DE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE



Em assembléia hoje 05 de abril de 2011, ficou definido que todos os servidores estarão em vigília junto ao Movimento Unificado da Saúde, na proxima quinta feira em frente a Secretaria da Fazenda, à partir das 8:00h da Manhã. Aguardado a apresentação da proposta de reajuste do governo para os servidores da saúde.

Também já estar agendado para próxima sexta as 9:00h da manhã no auditório do Uncisal no trapiche, outra assembléia para avaliação de todos os fatos que ocorrerão na quinta feira.


ATENÇÃO SERVIDORES DA SAÚDE:


O MOVIMENTO UNIFICADO DA SAÚDE CONVOCA TODOS OS SERVIDORES, A PARTICIPAREM DE UM GRANDE ATO EM VIGÍLIA A APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO GOVERNO PARA O REAJUSTE SALARIA DOS SERVIDORES DA SAÚDE MARCADA PARA A PRÓXIMA QUINTA FEIRA 07 DE ABRIL DE 2011, EM FRENTE À SECRETARIA DA FAZENDA AS 8:00h DA MANHÃ.

PARTICIPE

“SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE, CONVOQUE TODOS COMPANHEIROS DA SAÚDE E VAMOS FAZER VALER NOSSA FORÇA” ESTARÃO PRESENTES TODAS AS ENTIDADES SINDICAIS QUE REPRESENTAM O OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO ESTADO DE ALAGOAS.


Movimento Unificado da Saúde de Alagoas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

GOVERNO SOLICITOU ATÉ SEGUNDA PARA CONCLUIR NEGOCIAÇÕES COM SERVIDORES


Atenção Servidores do SAMU, o SINSAMU/AL participou da reunião do Movimento Unificado junto ao governo e tem a sua voz de reivindicação.

Na reunião de ontem na Gestão Pública, o governo solicitou ao Movimento um prazo até segunda feira para finalizar os levantamentos sobre os recursos que dará suporte financeiro ao reajuste dos servidores da saúde.

Antes da reunião do Movimento com o Secretário da Gestão Pública, o Governador ligou pessoalmente e se comprometeu que; na segunda feira estaria passando todas as condições para os servidores através do Movimento Unificado da Saúde.

Na reunião os integrantes do Movimento Unificado da Saúde, reforçaram que os servidores buscam condições reais de reajustes, e que estão aguardando as negociações com o governo de forma articulados e alerta para tomar suas decisões.

Débora Matos, também integrante do Movimento Unificado, afirmou que os servidores estão num processo de mobilização bastante alerta. “Nossa expectativa é que o governo apresente uma proposta que nos atenda no sentido de corrigir as distorções que ocorrem hoje”, destacou. Além do reajuste, os trabalhadores reivindicam a implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários).

Um dos acordos cobrado pelo Movimento ao governo, é a questão da progressão funcional dos servidores, segundo o Secretário e a Sub secretária de Gestão Pública, afirmaram que "esse fato já está superado, e que processos que estavam na Gestão pública já foram despachados e algumas já saíram no Diário Oficial do estado."

O SINSAMU está realizando seu papel de interlocutor entre Servidores e Governo, e estará aguardando até Segunda feira a posição oficial do Estado que até agora não propôs nenhum valor de reajustes oficial.


O SINSAMU É O ÚNICO SINDICATO COM CANAL ABERTO COM O GOVERNO EM FAVOR DOS SERVIDORES DA SAÚDE LOTADO NESTA UNIDADE.

PENSE NISSO !!!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Secretária-adjunta de Estado da Gestão Pública, Ricarda Calheiros confirmou hoje que governo dará resposta aos servidores na próxima quinta 31 março


Reunião realizada hoje 28 de março na Gestão Pública entre todos os Sindicatos do Movimento Unificado da Saúde.



A proposta de reajuste para os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deverá ser divulgada na próxima quinta-feira (31).

A proposta de reajuste para os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deverá ser divulgada na próxima quinta-feira (31). A afirmação é da secretária-adjunta de Estado da Gestão Pública, Ricarda Calheiros, que nesta segunda-feira (28) esteve reunida com integrantes do Movimento Unificado da Saúde entre eles o SINSAMU/AL e outros representantes do governo estadual.

Segundo a secretária-adjunta Ricarda Calheiros, o governo só está aguardando as simulações que estão sendo realizada pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec) para realizar simulação do percentual de reajuste. “Após isso, o relatório será encaminhado ao governador Teotonio Vilela Filho que dará resposta as reevindicações do Movimento Unificado e Sindicatos integrantes até a quinta feira 31 de março.

No entanto alguns pontos já avançaram nas negociações com o governo. A Secretaria de Saúde e a Gestão Pública, afirmaram que já está enquadrando todos os servidores que fizeram seus requerimentos nas mudanças de faixa, e está convocando todos que tem esse direito procurar a secretaria para regularizar sua progressão por tempo de serviço.

O Sinsamu/Al e o Movimento Unificado da Saúde estará aguardando até a próxima quinta feira (31) as propostas do governo para ser repassada aos servidores e juntos definir a direção das negociações.

Direção SINSAMU/AL

terça-feira, 22 de março de 2011

Direção do SINSAMU/AL realizou encontro com o deputado Rui Palmeira solicitando apoio para mudanças na portaria 2048 do MS





A Direção do Sinsamu/Al esteve ontem com o Deputado Federal Rui Palmeira. No encontro assuntos relacionados aos servidores do Samu.

Na oportunidade a direção solicitou junto ao Deputado, uma parceria para viabilizar um estudo junto aos orgão de classes, e apontar soluções e mudanças na portaria MS 2048 que permita o bom andamento do serviço a população e proteja a saúde do trabalhador do SAMU no Brasil inteiro.

Na oportunidade, o Deputado propós um levantamento de todas as situações adversas que envolvem o serviço e seus profissionais para surgerir uma indicação parlamentar ao Ministério da Saúde solicitando as mudanças.

O Sinsamu/Al já possuem alguns laudos de instituição ligado aos profissionais, e em breve disponibilizará todas as documentações para ser entregue ao Deputado Rui Palmeira.

Direção Sinsamu

sexta-feira, 18 de março de 2011

INFORMES AOS SERVIDORES DO SAMU MACEIÓ E ARAPIRACA



A Direção do SINSAMU/AL, realizou nesta sexta feira a terceira reunião só está semana na tentativa de garantir o numero de tripulantes nas unidades básicas e avançadas das bases do SAMU Maceió e Arapiraca.

Desde a semana passada, a Direção do SINSAMU/AL não parou um só instante buscando garantir a qualidade do serviço para a população alagoana e garantir o bom uso das verbas públicas que foram investidas durante os quase oito anos do serviço de emergência em Alagoas, em capacitação dos profissionais lotados no SAMU.

O SINSAMU/AL busca garantir o atendimento a população, sempre observando os parâmetros do APH, PHTLS e BLS que considera no mínimo três Socorristas para um atendimento em BLS e promover também condições de trabalho dentro do padrão de Saúde sempre observando o que manda a lesgislação do trabalhador.

No entanto, o SINSAMU/AL recebeu informação que o SESAU tinha intenção de reduzir a tripulação das USBs para dois (2) SOCORRISTAS. Com essa redução, o Recursos Humanos estaria retirando esses profissionais altamente capacitados em APH e lotando em outras unidades de saúde do estado. Relatório indicava pelo menos 22 Condutores Socorristas e aproximadamente 47 técnicos estariam em disponibilidade para o SESAU.

Durante as reuniões, a direção do SINSAMU/AL, comprovou através de levantamentos técnicos e estatísticas a necessidade de manter o serviço na forma atual para garantir a qualidade do serviço e em especial a saúde do servidor.

Segundo informação da Chefe do departamento de Recursos Humanos do SESAU, Srª Camille wanderley, o laudo que solicitava as mudanças nas equipes, está em estudo e ainda será reavaliado por equipes técnicas do SESAU.

No entanto, após a reunião com Drª Iracildo e Camille na última segunda feira, ficou firmado que as mudanças não seriam realizanda até que varios pontos fosse revisto, entre eles a implantação das motolâncias e outros ajustes no serviço do SAMU Maceió e Arapiraca.

Com isso, o SINSAMU/AL continuará na próxima semana buscando apoios importantes, com a finalidade de definitivamente resolver toda situação da categoria. Estaremos também agendando uma Assembleia Geral com os servidores para a próxima semana, onde a sua presença é de suma importância para definir-mos as pautas de negociações.

Por outro lado, o SINSAMU/AL participou na última quarta feira na Gestão Pública, de uma reunião junto ao Movimento Unificado da Saúde, e confirmou que já está em fase de finalização os estudos do Governo para descidir com o Movimento os valores do ajuste salarial para os servidores desta secretaria.

Para finalizar contamos com o apoio de todos.

Em breve muitas novidades.

DIREÇÃO SINSAMU/AL


*Corrigido o número de Técnicos de Enfermagem no texto acima




CONDUTOR SOCORRISTA DEMITIDO DO SAMU GANHA CAUSA NA JUSTIÇA


Tribunal Regional do Trabalho - TRT3ªR.
Processo:Data de Publicação: 20/12/2008
Órgão Julgador: Terceira Turma

Juiz Relator: Juiz Convocado Danilo Siqueira de C.Faria
RECORRIDOS: (1) OS MESMOS

(2) DERCY A. F.
EMENTA: RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA - ENTE PÚBLICO -
O ente público que se beneficia diretamente dos serviços prestados,
na qualidade de tomador dos serviços, responde subsidiariamente
pelo adimplemento dos créditos trabalhistas, em consonância com
a disposição do §6o do art. 37 da CF e entendimento jurisprudencial
consubstanciado na Súmula 331, IV, do Col. TST.
Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso Ordinário em que
figuram, como recorrentes, MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE e TRADE RIO
ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS LTDA. e, como recorridos, OS MESMOS e DERCY A. F.

RELATÓRIO
O Juízo da 27ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, pela r. sentença cujo
relatório adoto e a este incorporo, julgou precedentes, em parte,
os pedidos formulados na inicial, condenando os reclamados
TRADE RIO ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS LTDA.e MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE,
este de forma subsidiária,a pagar as seguintes parcelas: aviso prévio, 4/2 de
13º salário 2008,férias proporcionais acrescidas do terço constitucional (9/12),
FGTS acrescido de 40% e indenização por danos morais fixados em R$18.000,00.
O réu Município de Belo Horizonte interpôs recurso insurgindo-se contra
a responsabilidade subsidiária que lhe foi atribuída pela satisfação dos créditos
deferidos ao autor, bem como em relação aos juros de mora.

A reclamada Trade Rio Administração e Serviços Ltda.interpôs recurso,
alegando, inicialmente, a existência de erro material com relação
ao valor fixado às custas processuais.
No mérito, objetivando a reforma da decisão para que seja reconhecida
a dispensa por justa causa e absolvida da condenação à indenização
por danos morais e, em caso de manutenção,a redução do seu valor.
O Ministério Público do Trabalho, por meio do parecer de lavra da
Drª. Maria C. D. Fernandez, opinou pelo conhecimento e desprovimento do recurso.

Conheço dos recursos, porque atendidos os pressupostos legais de admissibilidade,
bem como das contra-razões tempestivamente apresentadas.
RECURSO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE -
RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA - PARCELAS RESCISÓRIAS

Não se conforma o reclamado com a sua condenação subsidiária ao pagamento
das parcelas deferidas ao reclamante, aduzindo a ausência de culpa in eligendo
ou in vigilando, ressaltando que não pode ser responsabilizado por encargos
trabalhistas de suas contratadas, nos termos do art. 71, §1º, da Lei 8.666/93,
com as alterações introduzidas pela Lei 9032/95.Sustenta que a condenação
subsidiária do município privilegiaria um interesse privado em detrimento do interesse
público.
Acrescenta que o art. 61, §1º, inciso II, alínea "a" da Constituição Federal reserva
ao Chefe do Executivo a disciplina regulamentar da organização e funcionamento
da Administração Pública. Alega violação ao art. 37,inciso II, §2º da Constituição Federal.
Ad argumentandum tantum,pleiteia a execução do patrimônio dos sócios, nos termos do
art. 28, §5º, Lei 8078/90. Assevera que a responsabilidade subsidiária não abrange
as parcelas rescisórias, vez que se trata de ato único do empregador e, ainda, que
as multas são de exclusiva responsabilidade do real empregador. Reitera os
argumentos de constitucionalidade do art. 71, §1º da Lei 8666/93.

quarta-feira, 16 de março de 2011

COMUNICADO AOS SERVIDORES DO SAMU MACEIÓ E ARAPIRACA


O SINSAMU INFORMA:


Diante da intenção da SESAU/AL, reduzir os profissionais das USB's de 3(três) para 2(dois) tripulantes nas bases do SAMU Maceió e Arapiraca, a direção do SINSAMU/AL, vem exaustivamente desde a última segunda feira 14/03/2011, realizando reuniões e contatos importantes para viabilizar a permanência do numero de profissionais nas unidades.

Em reunião na última segunda feira com o Drº Iracildo e a Srª Camille na Secretaria de Saúde, tivemos informações que a SESAU está relizando levantamento sobre quantidade de servidores em todas as unidades e escalas extras que estão sendo pagas com a finalidade de repassar as informações para o governo com o objetivo de concluir os estudos das despesas e fechar as negociações do aumento salarial com o Movimento Unificado da Saúde o qual o SINSAMU/AL está inserido.

Quanto a questão da devolução e redução da tripulação, ainda estamos em processo de entendimento, onde o SINSAMU/AL, junto ao Drº Iracildo e o Recursos Humano Srª Camille, se comprometeu em discutir o assunto em outras reuniões com a finalidade de manter as equipes.

Um dos assuntos proposto na reunião, foi a implantação das Motolâncias do SAMU em Maceió, onde o SESAU/AL e SINSAMU/AL se comprometeram negociar com os profissionais Técnicos de Enfermagem, as condições necessária para a implantação do serviço. Para isso estaremos em breve agendando reunião com os interessados.

Hoje 16/03/2011 às 17h00min, o SINSAMU/AL, estará participando de uma reunião na Gestão Pública junto ao Movimento Unificado da Saúde, com a finalidade de acompanhar todo o processo de andamento das conclusões dos estudos financeiros para implantação do aumento salarial dos servidores do SAMU Maceió e Arapiraca.

Para finalizar o SINSAMU/AL, é a instituição legal e apta à negociar as questões dos servidores do SAMU Maceió e Arapiraca junto ao SESAU.





Maceió 16 de março de 2011


À Direção

terça-feira, 15 de março de 2011

Reunião da Direção amanhã


O Sinsamu/Al convida a todos os integrantes da direção SINSAMU/AL e todos os interessados para uma reunião no dia 16/03/2011 às 16:00h na sala do NEP. desde já contamos com sua presença.

Toshiba Computer