segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SINSAMU/AL BUSCA APOIO DA DEPUTADA ROSINHA DA ADEFAL PARA AJUSTES NA PORTARIA MINISTERIAL

Foto:qualquerinstante.com.br


No último dia 10 o Presidente do SINSAMU/AL Ely Santos e o 1º secretário Isaak Silva, esteveram com a Deputada Federal por Alagoas Rosinha da Adefal. O encontro ocorreu no gabinete da Deputada em Maceió.



Uma dessas melhorias, é implantar dentro da portaria MS/2048 do Ministério da Saúde, a regulamentação das atividades dos profissionais do SAMU de acordo com o código brasileiro de ocupação CBO.

Na legislação do Ministério de Trabalho e Emprego, relaciona a função de "SOCORRISTA" como:

Código 5151 - Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde

5151-35 - Socorrista (exceto médicos e enfermeiros)

Auxiliar de enfermagem socorrista, Bombeiro resgatista, Bombeiro socorrista, Condutor de veículo de emergência socorrista, Motorista socorrista, Resgatista, Resgatista socorrista, Técnico em enfermagem socorrista



Descrição Sumária

Os trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde, visitam domicílios periodicamente; orientam a comunidade para promoção da saúde; assistem pacientes, dispensando-lhes cuidados simples de saúde, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde; rastreiam focos de doenças específicas; realizam partos; promovem educação sanitária e ambiental; participam de campanhas preventivas; incentivam atividades comunitárias; promovem comunicação entre unidade de saúde, autoridades e comunidade; realizam manutenção dos sistemas de abastecimento de água; executam tarefas administrativas; verificam a cinemática da cena da emergência e socorrem as vítimas;.



Tendo como referência a Legislação do MTE acima descrita, o Sinsamu/Al busca junto aos Deputados Federal e Senadores, um estudo para alteração na portaria MS/ 2048 com a finalidade de promover a valorização profissional dos trabalhadores lotados em todos os SAMUs do Brasil.

Portanto, a Deputada Federal Rosinha da Adefal, recebeu do Sinsamu/Al, documentos e informações importantes que irá contribuir para o passo inicial dessa possível mudança, com a finalidade de atender os profissionais da SAMU.

Rosinha estará indo à Brasília nesta Terça Feira (01/03), e junto com ela um vasto material para ser analizado pela consultoria parlamentar da Câmara dos deputados na capital da república.

O Sinsamu/Al estará sempre em busca de caminhos que possam melhorar a vida dos servidores e melhorias das condições de atendimento a população.



SINDICALIZE-SE E AJUDE O SINSAMU A CRESCER

1 comentários:

sergio disse...

bom dia ely, sou condutor do samu de Juazeiro Bahia, meu nome é sérgio santos silva, gostaria de me filiar ao sinsamu/al,pena que não posso, pois o nosso sindicato ainda não nos contatou em momento algun,e pelo que acompanhei pela internet, a greve em salvador se deu por conta dos médicos, ai ficou facil para o sindicato, pois sei que sem médico o samu para. estou muito feliz em estar sempre em contato com o sinsamu/al e passo para os meus colegas do samu juazeiro todas as informações contida em sua pagina, ainda vejo risos de alguns e outros ficam torcendo para que dê tudo certo nessa sua luta que afinal irá contemplar todos os samus do brasil. PARABÉNS SINSAMU/AL ESTOU COM VOCÊS. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

Postar um comentário

Toshiba Computer