domingo, 1 de agosto de 2010

Samu entrega certificados e carteiras aos condutores socorristas



Contemplados participaram de curso ministrado pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), realizado no auditório do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Sesau.
Arnaldo Santtos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria Setorial de Gestão de Pessoas (CSGP) e do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Sesau e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Maceió, entregou, nesta sexta-feira (30), aos condutores socorristas, os certificados e as carteiras de conclusão do curso de Condutor de Veículos de Urgência e Emergência.


O curso contemplou os condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió e de Arapiraca, além dos condutores das ambulâncias dos Ambulatórios 24horas e também do Hospital Geral do Estado. Ao todo foram contemplados 260 profissionais.
O curso foi ministrado pelo pessoal do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e foi realizado no auditório do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Sesau que fica localizado no Samu Maceió e a parte prática, realizada no Sest/Senat.

“O objetivo foi capacitar todos os condutores socorristas habilitando-os para melhorar o transporte dos pacientes que utilizam o veículo de urgência e emergência, de acordo com o que determina a Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que, dentre outras coisas, estabelece normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores; expedição de documentos de habilitação, além de especialização e reciclagem dos profissionais”, comentou o diretor de Atenção Pré-hospitalar da Sesau, Iracildo Camelo Júnior.

Na entrega dos certificados e das carteiras, o gerente-geral da Central do Samu Maceió, José Kleber Santana, agradeceu a presença de todos e parabenizou os condutores pelo dia do Motorista, comemorado no último dia 25 de julho. “O trabalho de vocês é fundamental para que possamos realizar um atendimento de urgência e emergência com eficiência e eficácia”, comentou.

Segundo o Coordenador de Frota do Samu Maceió, Luiz Antônio Araújo de Oliveira, durante o curso houve um entrosamento entre os condutores, e o mais importante: foram tiradas as dúvidas sobre direção defensiva. “Tivemos também a oportunidade de corrigir os erros praticados no dia-a-dia, porque tivemos aulas práticas”, destacou, acrescentando é que fundamental que os profissionais façam cursos, periodicamente, para reciclar os conhecimentos e conseqüentemente, humanizar o serviço.

Prática

Dentro do conteúdo do curso os condutores tiveram aulas sobre legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros; respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito, além de relacionamento interpessoal.


Fonte: Ascom/Sesau-AL

1 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia meu nome é Sérgio dos Santos Silva sou condutor do samu de Juazeiro bahia,estou já a seis anos nessa luta para melhorar o salario dos condutores,ainda estamos recebendo como motorista, gostaria de me comunicar com SINSAMU-AL, já que não temos um sindicato do samu,na nossa cidade gostaria de receber informações que venham nos ajudar nesta luta.Temos cursos de qualificaçoes mais mesmo assim ainda não estamos conseguindo ser remunerados de modo justo. Meu e-mail é sssilva1972@bol.com.br
Ciente de que terei este apoio nesta luta desde já agradeço,em meu nome e em nome da família SAMU de Juazeiro BA.

Postar um comentário

Toshiba Computer