segunda-feira, 26 de julho de 2010

Estado inaugura a décima Base Regionalizada do Samu-192 no município de Joaquim Gomes



Até o final do ano iremos inaugurar mais 23 Bases Regionalizadas em todo o Estado. Nossa pretensão é que a cada 30 km exista um Samu para atender a população alagoana.

Arnaldo Santtos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inaugurou no final da tarde de sexta-feira (9) , a décima Base Regionalizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu -192) no município de Joaquim Gomes, a 63 km de Maceió. Na ocasião, o secretário da Saúde, entregou ao prefeito Benedito de Pontes Santos, uma ambulância do Samu do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), uma ambulância cidadã (para o transporte de pacientes clínicos), além de 52 bicicletas para os Agentes Comunitários de Saúde.

“Até o final do ano iremos inaugurar mais 23 Bases Regionalizadas em todo o Estado. Nossa pretensão é que a cada 30 km exista um Samu para atender a população alagoana, e com isso, possamos salvar mais vidas”, destacou o secretário Herbert Motta, falando da satisfação de entregar mais um Samu para comunidade.

Ele destacou que em breve o município terá também uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (UTI – Móvel) para atender os casos mais graves. Lembrou que o Serviço Aeromédico vai ficar à disposição da população para qualquer emergência, basta ligar para o 192 que os médicos reguladores vão avaliar a situação do paciente e liberar a aeronave, caso seja necessário.

Na ocasião o secretário afirmou que Alagoas, hoje, é destaque nacional no serviço do Samu prestado à população, especialmente o Samu Neonatal que é pioneiro no país. “Muitos Estados estão querendo conhecer o nosso serviço que é referência nacional, ou seja, dispomos de profissionais competentes e de uma ambulância do tipo USA – UTI Móvel, para o atendimento de bebês que apresentem risco de morte.

“Estou muito satisfeito em participar desse evento tão importante para a população de Joaquim Gomes. Mas nada foi possível sem o apoio do governo, dos prefeitos e também do Ministério da Saúde que sempre nos apoiou”, comentou Herbert Motta.

Logo depois, o prefeito Benedito de Pontes Santos, agradeceu ao secretário pela implantação do Samu do município e disse que os profissionais estão dispostos a ajudar o Estado a melhorar os índices de saúde da população.

Base Regionalizada de Joaquim Gomes - A base será regulada pela Central do Samu em Maceió e terá uma equipe com técnicos de enfermagem e condutores socorristas 24h. A descentralização do serviço faz parte da estratégia do Estado para ampliar o atendimento pré-hospitalar em todo o território alagoano.

O Samu de Alagoas está em fase de expansão e possui, atualmente, duas centrais: em Maceió, que regula os atendimentos dos municípios de Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe e agora Joaquim Gomes. A outra Central é localizada em Arapiraca e regula os municípios de Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema.


Fonte: Ascom/Sesau-AL

0 comentários:

Postar um comentário

Toshiba Computer