sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ministério da Saúde mobiliza equipes do SAMU 192 de todo Brasil para socorro a Alagoas e Pernambuco


O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Urgência e Emergência, mobilizou profissionais do Serviço Móvel de Atendimento às Urgências (SAMU 192) de vários estados do país para ajudar no atendimento às vítimas das chuvas no nordeste.

Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem voluntários dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Paraíba estão contribuindo com resgate e atendimento através de transporte terrestre e aéreo.

Segundo o Coordenador Geral de Urgência e Emergência Dr. Clésio Mello de Castro o trabalho das equipes possuirá uma atuação humanitária, realizando o transporte de pacientes para os hospitais de referência, apoio ambulatorial as unidades hospitalares instaladas nas regiões afetadas pela enchente.

Foi estabelecido um fluxo de atendimento do SAMU 192 para todos os municípios atingidos pelas chuvas. As localidades que não tem hospital próprio para atender às vítimas, contam com ambulatórios de campanha e ambulâncias de suporte avançado prestando atendimento de saúde à população afetada 24 horas por dia.

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Urgência e Emergência - CGUE enviará equipes extras do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192) para contribuir com o atendimento às vítimas das chuvas que castigam a região do Nordeste.

Esta semana devem ser enviados mais 120 profissionais e 25 novas ambulâncias do SAMU 192 para ampliar a ação de atendimento às urgências e emergências realizadas diariamente. O reforço nas equipes visa atender as vítimas do desastre.

Equipes dos Corpo de Bombeiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas, a Polícia Rodoviária Federal em parceria com o SAMU 192 estão realizando missões de reconhecimento do território atingido e contribuindo na distribuição de alimentos através do transporte aéreo.

Fonte:Ministério da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Toshiba Computer